Estão prontos os cálculos do governo de Santa Catarina para que sejam enviados à Assembleia Legislativa (Alesc) projetos para a concessão de reajustes salariais aos servidores. A intenção do Estado é aprovar no Parlamento o novo salário de 100% das categorias ainda em 2021. Os pagamentos, entretanto, ocorrem somente a partir de janeiro de 2022 por conta da lei federal 173, que proíbe aumentos de salário no serviço público em todas as esferas até o final deste ano.

Continua depois da publicidade

​> Compartilhe essa notícia via WhatsApp

Atualmente, somente o reajuste para a segurança pública tramita na Alesc. Ele ainda é discutido nas comissões antes de ir à votação no plenário. São esperados nas próximas semanas os projetos da Saúde, IMA, plano de carreira do magistério e os demais grupos de servidores públicos do Estado.

No entanto, antes de enviar os projetos, o governo Carlos Moisés da Silva fará um roteiro de conversas com os órgãos envolvidos, sindicatos e deputados. A ideia do Executivo é que os textos cheguem na Assembleia sem que haja a necessidade de alterações.

Nos últimos dias, toda a parte de cálculos foi finalizada. As pastas que cuidam do financeiro do governo desenharam valores que serão discutidos com as categorias. É possível que um ajuste ou outro ainda seja feito. Por isso a necessidade dos encontros que ocorrem nos próximos dias. Os valores percentuais dependem de categoria para categoria e não necessariamente serão os mesmos por conta do tempo em que cada uma delas não recebe reajuste.

Somente devem ficar de fora do pacote os servidores das empresas, como Casan e Celesc. Isso porque, a negociação com as categorias, neste caso, depende de outros atores que não somente o Executivo.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Guia definitivo para preparação de concursos públicos

Veja as 20 cidades de SC que mais cresceram no último ano

Café nosso de cada dia ficou mais caro? Entenda o que afeta o preço da bebida

Mercados de SC que vendiam alimentos vencidos e com fungo não têm alvará