A vinda de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Florianópolis não deve ser capaz de impactar a trajetória de votos do próprio candidato à presidência da República em Santa Catarina. Mesmo com uma multidão presente no Centro da Capital, o antipetismo em terras catarinenses ainda dá uma margem grande a Jair Bolsonaro (PL). No entanto, as milhares de pessoas que foram ao ato com Lula beneficiam diretamente dois nomes: Décio Lima (PT) e Dário Berger (PSB).

Continua depois da publicidade

Em clima de ataques, Lula reforça estratégia do voto útil em comício em SC

Ambos sabem que precisam estar vinculados diretamente ao ex-presidente para atingirem seus objetivos. Décio quer chegar ao segundo turno na eleição ao governo de SC, enquanto Dário quer ser reeleito senador, desta vez pela Frente de Esquerda. Caso ambos atinjam o mesmo percentual de votos de Lula na eleição de 2 de outubro, estarão com boas chances de chegarem onde querem.

A pesquisa Ipec/NSC de 23 de agosto deu 25% dos votos a Lula na simulação da eleição presidencial. Com este percentual, Décio estaria à frente na corrida pelo governo do Estado. Já Dário ficaria um ponto atrás de Raimundo Colombo (PSD), que lidera a disputa na simulação.

Não à toa é que Décio e Dário estiveram grudados em Lula o tempo todo durante a vinda do candidato à presidência ao Estado. Em cima do palco, foram aclamados pela multidão sob a benção do principal nome petista. Junto a eles, a candidata a vice de Décio, Bia Vargas (PSB), também recebeu o abraço do presidenciável.

Continua depois da publicidade

Leia também

Lula visita SC em meio à campanha para Presidência da República

O que explica o tédio nas pesquisas das Eleições 2022 para presidente

> Eleições 2022: veja números de todos os candidatos do país

> Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total