Com a candidatura cada vez mais desenhada ao governo de Santa Catarina, o ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (União) conta com uma articulação de peso nos bastidores políticos. Desde o ano passado, o deputado estadual Julio Garcia (PSD) mostra-se como o principal fiador do projeto eleitoral de Gean. Cabe ao pessedista fazer algumas das principais conversas com lideranças de diferentes partidos. Prova disto é a aliança com o próprio PSD, que só foi fechada pela força interna de Julio.
Continua depois da publicidade
Leia tudo sobre as Eleições 2022
A definição do vice de Gean também passa pelo deputado estadual. Eron Giordani, que mais recentemente foi chefe da Casa Civil de Carlos Moisés da Silva (Republcanos), era braço-direito de Julio na presidência Assembleia Legislativa (Alesc) entre 2019 e 2020. Os dois, junto com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), formam um trio com bastante trânsito político e muita movimentação de olho nas Eleições 2022. As decisões deles são conjuntas.
A entrada de Eron e João no projeto de Gean está totalmente ligada a interferência de Julio. No caso de Eron, ele chegou a dizer nos bastidores ao deixar o governo Moisés que trabalharia pela reeleição do governador. Já o prefeito de Chapecó também sinalizou que poderia estar com Moisés. A mudança de rumos ocorreu pela estratégia de Julio, que aposta todas as fichas na eleição de Gean como governador em outubro.
Disputa no PSD
O deputado estadual conseguiu vencer o jogo interno que havia no PSD para colocar o partido no projeto do ex-prefeito de Florianópolis. O presidente estadual da sigla, o deputado estadual Milton Hobus, tinha como preferência para a candidatura o ex-governador Raimundo Colombo. Mas Julio conseguiu desmobilizar a proposta e levar o pessedistas para Gean.
Continua depois da publicidade
Leia também:
PT e PSB admitem dificuldade para repetir dobradinha Lula-Alckmin em SC
Gean confirma Eron como vice na chapa ao governo
Dário Berger intensifica busca por apoio e conversa com PDT e Luciane Carminatti