Cercada de muita expectativa, será nesta sexta-feira (4) a posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). O advogado Alex Heleno Santore toma posse seis anos após ter sido nomeado pelo então governador do Estado, Raimundo Colombo, dentro do processo do Quinto Constitucional da advocacia. A indicação, posteriormente, foi anulada pelo governador Eduardo Pinho Moreira, seguindo o pedido da OAB-SC. O caso se arrastou por anos no Judiciário, até que o STF decidisse pela vitória de Santore no caso. Agora, então, ele assume a cadeira de desembargador do TJ-SC.
Continua depois da publicidade
Seis anos após ser nomeado, advogado toma posse como desembargador em SC
Conforme texto divulgado pelo Tribunal, o novo desembargador é natural do município de Descanso, no Oeste catarinense. Ele é graduado em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) em 2002. No ano de 2003, cursou a Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, e em 2004 a Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina.
Atuou como consultor jurídico da secretaria de Estado da Administração em 2007/2008 e na secretaria de Estado da Fazenda em 2009/2010. Participou do grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto que instituiu o novo Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Santa Catarina, e exerceu a função de chefe de gabinete do ministro Gastaldi Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre setembro de 2011 a fevereiro de 2012.
Ele foi também procurador-geral adjunto e procurador-geral da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, de 2015 a 2016. Na solenidade de posse do magistrado, também será assinada a ata de instalação da 8ª Câmara de Direito Civil do TJSC, que terá o Santore entre os seus integrantes. O ato está marcado para as 17h de sexta-feira.
Continua depois da publicidade