Sob um clima de tensão política, a Justiça Eleitoral terá um papel fundamental nas Eleições 2022. Em Santa Catarina, apesar de o desembargador Fernando Carioni ser o atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), caberá a outro magistrado o comando da disputa de outubro do próximo ano. Em março de 2022, o desembargador Leopoldo Brüggemann assume a presidência do órgão. Atualmente, ele é vice-presidente e corregedor do Tribunal.

Continua depois da publicidade

Leia todas as informações das Eleições 2022

O currículo de Brüggemann e a função atualmente exercida por ele dentro do Tribunal de Justiça (TJ-SC) mostram que o ambiente tumultuado que se desenha para a disputa do ano que vem não será problema. O desembargador hoje é o responsável no Judiciário por acompanhar o sistema prisional catarinense. Ele coordena o Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do TJ-SC, braço do órgão para as discussões sobre os presídios do Estado junto ao governo.

Na trajetória como magistrado, Brüggemann iniciou a carreira de juiz em Blumenau. Passou por Florianópolis, Turvo, Criciúma, São Carlos, Santa Cecília, Porto União, Chapecó e Lages. Em Chapecó e na Capital ele atuou na Vara eleitoral.

Atualmente, além de comandar o GMF e ser o vice-presidente do TRE, o desembargador é membro da 3ª Câmara Criminal no TJ-SC. No ano que vem, ao assumir os trabalhos eleitorais, ele se afasta desses funções para se dedicar exclusivamente à disputa marcada para outubro.

Continua depois da publicidade

Leia também:

“É impossível fraudar a urna”, diz presidente do TRE-SC sobre eleições 2022

Eleições 2022: quem são os pré-candidatos ao governo de SC a um ano da disputa

Lula, Bolsonaro e ‘outras vias’: veja os pré-candidatos à presidência nas eleições 2022