Está cada vez mais encaminhado o quadro para que o PL indique uma vereadora de Florianópolis para ser a vice do prefeito Topazio Neto (PSD) na disputa da reeleição. O governador e presidente estadual dos liberais, Jorginho Mello (PL), ainda faz conversas finais antes do anúncio oficial. Mas Maryanne Mattos (PL) é a favorita para fazer a dupla das urnas com Topazio.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A vereadora, que é guarda municipal, se elegeu pela primeira vez em 2020. Um ano antes daquela eleição, ela deixou o partido NOVO e se filiou ao PL a convite de Jorginho. A bancada do PL em 2020 foi eleita com dois parlamentares. Maryanne chegou a ser secretária de Segurança Pública e chefe da Guarda Municipal de Florianópolis.

Ainda no primeiro mandato de Gean Loureiro, em 2019, ela foi exonerada do cargo e cortou relações políticas com o ex-prefeito. Ao ponto de, ao escolher um novo partido, preferir o PL, que à época era de oposição ao então prefeito.

Com a posse de Topazio como prefeito da Capital, a vereadora se aproximou do novo gestor e foi uma das entusiastas políticas para que Jorginho escolhesse apoiar a reeleição do pessedista. Na fila para ser a vice, entretanto, Maryanne não era a primeira. Jorginho planejava lançar o vereador Gabrielzinho (PL) para compor chapa com Topazio.

Continua depois da publicidade

Outro nome que estava na mesa do governador era o do secretário de Planejamento do Estado, Edgard Usuy. Mas o próprio Jorginho preferiu que Usuy ficasse no cargo e não disputasse a eleição. Por fim, um nome de um empresário que não foi revelado também apareceu como possibilidade. Mesmo com esta especulação, a tendência é que Maryanne seja confirmada nos próximos dias para estar com Topazio.