Com a inauguração marcada para a próxima sexta-feira, 9 de agosto, o Contorno Viário da Grande Florianópolis passa a crescer na expectativa para a liberação efetiva ao trânsito (veja fotos abaixo). A inauguração oficial deve ocorrer às 10h do dia 9 de agosto, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O ato será na entrada do túnel 3, em Palhoça. Um palco vai ser montado para atender ao cerimonial. E este palco tem relação direta com o horário para a liberação do trânsito na ligação de 50 quilômetros entre Palhoça e Biguaçu.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela obra, está montando a programação junto com o Palácio do Planalto, justamente por conta da vinda de Lula. O palco que será montado na entrada do túnel 3 deve “trancar” o trânsito antes mesmo da inauguração. A liberação para os veículos, portanto, vai depender da retirada da estrutura metálica provisória. A ideia inicial do governo federal era fazer um palco maior, que ocuparia os dois sentidos da rodovia naquele ponto específico.

Por outro lado, a Arteris sugeriu que somente a pista no sentido Palhoça-Biguaçu seja ocupada pela estrutura, o que permitiria liberar o trânsito em meia-pista naquele local já na sexta-feira. Estima-se que a desmontagem do palco possa levar mais de um dia. É por conta disso que a Arteris ainda não havia definido, precisamente, quando os veículos poderia passar pelo Contorno.

Nos próximos dias, a Arteris terá bastante trabalho para fazer os “acabamentos” do Contorno Viário. Uma equipe de vistoria de tráfego já circula 24 horas por dia no local para fiscalização e monitoramento. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda não terá uma base no Contorno Viário. Ela terá a missão de fiscalizar o local, mas sem um ponto específico de parada.

Continua depois da publicidade

Somente após a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do pedido de ajuste no contrato para a construção do prédio é que a PRF poderá ter uma unidade fixa dentro dos 50 quilômetros. Além da base da polícia, a Arteris também espera da ANTT uma posição sobre o reequilíbrio no contrato para a instalação da iluminação em todo o traçado.

Atualmente, foram instaladas as luminárias somente nos acessos. No restante, o contrato não prevê a colocação das luzes, o que exige uma reanálise da Agência responsável pela fiscalização da concessão. Outro pedido que a ANTT terá de analisar é pela instalação de uma sistema de câmeras de monitoramento.

Tráfego obrigatório?

O superintendente da Arteris, Cesar Sass, estima que o Contorno Viário vai reduzir em 50% o tempo de viagem na região da Grande Florianópolis, entre Biguaçu e Palhoça. Ao mesmo tempo, 30% do fluxo que atualmente circula pela BR-101 vai passar a andar pela nova ligação.

Sass diz que já foi discutida a possibilidade de obrigatoriedade de caminhões pesados trafegarem somente pelo Contorno e não mais pela 101. Entretanto, o tema não avançou. Ele entende que, se houver apoio da região e o aval técnico da PRF e da ANTT, o assunto pode ser colocado em prática.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo como será o Contorno Viário e, depois, fotos:

Veja fotos do Contorno Viário praticamente pronto: