O caos na BR-101, em Santa Catarina, foi tema de uma reunião, nesta semana, em Brasília. O governador Jorginho Mello (PL) se reuniu com o diretor-presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale. No encontro, o órgão regulador do contrato de concessão da Arteris Litoral Sul no trecho Norte da rodovia deu uma estimativa de quando vai definir a solução para as longas filas que se tornaram rotina na vida das pessoas que andam por diferentes trechos (veja fotos abaixo).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo apurado pela coluna, os representantes da ANTT indicaram que no primeiro trimestre de 2025 haverá uma definição sobre o processo chamado de “otimização” do contrato da Arteris. Isto inclui quais obras serão feitas pela concessionária com o prolongamento do contrato de concessão, que se discute entre cinco e 15 anos a mais de operações.

Os trechos que mais preocupam as autoridades catarinenses ficam na Grande Florianópolis, entre Palhoça e Biguaçu; no trecho entre Tijucas e Itajaí; e no trecho de Joinville. Para quase todos há projetos previstos de terceiras faixas e marginais.

No entanto, uma fonte ouvida pela coluna afirma que não há uma garantia de que no começo de 2025 as definições vão ocorrer. Com isso, o sentimento é que ao final do primeiro semestre do ano que vem é que as coisas devem se desenrolar.

Continua depois da publicidade

Em uma das visitas a Santa Catarina, neste ano, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que ainda em 2024 a otimização seria finalizada, o que não ocorrerá.

Veja abaixo fotos do caos ne BR-101