As filas viraram rotinas em trechos da BR-282, entre a Grande Florianópolis e Lages, na Serra Catarinense. O pior deles está entre Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça, na saída para a BR-101. Diante deste problema, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prevê uma obra para diminuir os congestionamentos na região. É um novo contorno, que se chamaria “Contorno de Santo Amaro da Imperatriz”. A ideia é, justamente, criar uma via que evite o trânsito por dentro do município da Grande Florianópolis, onde atualmente há represamento do trânsito.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao programa Redação CBN, na CBN Floripa, na última sexta-feira (28), o superintendente do Dnit em Santa Catarina, Alysson Andrade, detalhou o projeto. Segundo ele, os estudos de impacto já foram feitos. A partir de agora, será feito o projeto de engenharia. Ainda não há a definição dos pontos exato onde o contorno começará e terminará.
O que já se sabe, porém, é que a ligação do novo contorno deve ser diretamente com a BR-101, só que num local diferente do que ocorre hoje, em Palhoça. Estudou-se a possibilidade de extensão da Via Expressa, que também é a BR-282, mas isso está descartado. Como a obra é algo para longo prazo, o Dnit espera fazer outras melhorias na região como terceiras faixas e marginais em tempo menor.
Na entrevista abaixo, o superintendente fala sobre as obras federais em SC a partir dos 15 minutos. Ouça:
Continua depois da publicidade