Desenvolvido pelo Laboratório Bridge, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Sismob Cidadão possibilita que as pessoas acompanhem o andamento de obras federais para a área da saúde. Estão dentro do programa as construções financiadas com recursos da União em todo o país. O projeto é mantido pelo Ministério da Saúde, e está disponível em pelo site e agora também pelo aplicativo Sismob Cidadão os sistemas iOS e Android.

Continua depois da publicidade

Estão cadastradas no sistema as obras financiadas pelo Ministério da Saúde, que transfere recursos aos estados e municípios por meio fundo a fundo. Em Florianópolis, por exemplo, existem 56 obras em várias situações como canceladas, em preparação, em execução ou já em funcionamento. Em Joinville, maior cidade do Estado, 22 estão listadas.

Pela ferramenta é possível localizar obras como academias da saúde, UPAs, Centros Especializados de Reabilitação (CER), bancos de leite e outros em um total de 18 tipos de estabelecimentos no município. Somente obras hospitalares não estão incluídas no projeto por estarem sob outro regime de financiamento.

Pelo aplicativo, além de ter a obra georreferenciada para chegar até o local exato da construção, o usuário verá a linha do tempo e ainda terá a opção de compartilhar a obra nas suas redes sociais, além de poder salvar como favorita para retornar sempre que precisar.

Continua depois da publicidade