Os vereadores da Capital, Fábio Braga e Claudinei Marques, protocolaram nesta semana um projeto de Lei tratando sobre segurança e detector de metais nas escolas da Capital. O ataque em Suzano, que deixou estudantes mortos, e a apreensão de um adolescente que entrou armado numa escola em São Bonifácio na Grande Florianópolis, motivaram a ação dos parlamentares. Os vereadores chamam a proposta de Escola Segura.

Continua depois da publicidade

Para evitar briga

Depois da troca de empurrões entre dois vereadores por conta da discussão da indicação do presidente do Observatório Social de São José, Jaime Klein, para receber o título de cidadão honorário, a presidência do Legislativo da cidade diz que pretende criar critérios mais claros para a concessão da homenagem em 2020. Antônio Lemos (MDB) e Sanderson de Jesus (MDB) tiveram que ser contidos pelos colegas na segunda-feira. As sessões na Câmara serão retomadas nesta quarta-feira.

Intervenção

O Conselho Regional de Odontologia em Santa Catarina (CRO-SC) passa por uma crise no comando da entidade. Depois de o órgão federal ter rejeitado o resultado da eleição de 2018, agora uma plenária interventora foi instituída. Assim, o presidente reeleito, Murilo Rosa, teve que deixar o cargo na sexta-feira passada. O grupo interventor deve ficar no comando por dois anos. Rosa questiona a atitude do CFO e diz que a ação foi tomada porque ele é oposição à direção federal. Para o presidente afastado, o ideal seria uma intervenção por 180 dias até que fosse feita a nova eleição.

Crítica

Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do governo César Souza Junior, Marcelo Martins critica o modelo do novo projeto da Avenida Madre Benvenuta. Segundo ele, a proposta “fere de morte” as qualidades da via: “o asfalto escuro e liso estimula os carros a correr, a estreita e insegura ciclovia substitui o já escasso canteiro verde. Os passeios que deveriam ser alargados para pedestres, mesas de bares e restaurantes e lugares urbanos para as pessoas permanecem estreitos e em luta contra os estacionamentos irregulares e postes”. Na visão dele, “é duvidoso até mesmo se esse projeto atua pela mobilidade”.

Educação

Depois de abrir uma turma no EJA para pessoas com redução da capacidade motora, a secretaria de Educação da Capital pretende também criar vagas para moradores em situação de rua.

Continua depois da publicidade

Tecnologia

Neste sábado, das 9h às 13h, ocorre empresa Dígitro um encontro da Women Techmakers (WTM), programa e marca global do Google voltado para as mulheres na tecnologia. Desenvolvedoras da Dígitro e Softplan vão liderar as palestras.