Dentro da lista de 17 inscritos para uma vaga de desembargador no Quinto Constitucional da OAB-SC, um nome chama a atenção. É o da advogada Saíle Bárbara Barreto da Silva, que entrou oficialmente na briga pelo espaço no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Ela mantém uma página de repercussão na redes sociais com o perfil chamado Advogada Estressada. Mas um episódio recente deu mais proporção ao nome da profissional: ela foi processada pelo MP-SC por um livro sobre o Judiciário.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

A obra de ficção é intitulada de “Causos da Comarca de São Bernabé”. O livro faz uma sátira do judiciário da “República Federativa de Bananalândia”. Por conta do material, ela é alvo de ações judiciais e de tentativa de censura em Santa Catarina, conforme escreveu a colega Dagmara Spautz. São dois processos, nas esferas cível e criminal, que buscam barrar a publicação lançada em fevereiro para venda virtual.

O motivo da polêmica é o vilão da obra. Um magistrado de São José acusa a autora de tê-lo usado como “inspiração” para o personagem, que se chama Floribaldo Mussolini.

A inscrição de Saíle para a vaga no Quinto ainda precisa ser homologada pelo Conselho Estadual da OAB-SC. Depois disso, ela necessita estar entre as 12 pessoas mais votadas pelos conselheiros para seguir na disputa. O processo do Quinto atual, porém, já tem um favorito (leia mais sobre isso).

Continua depois da publicidade

Leia também:

Deputado de SC propõe liberação de CNH para adolescentes

Preferido de Moisés para vaga de desembargador é o favorito em disputa na OAB-SC

Presidente da Alesc será o governador de SC durante ida de Moisés à Europa

Moisés fará minirreforma para “desinchar” gabinete do governador e Casa Civil