Os bastidores políticos de Florianópolis se movimentaram rapidamente na manhã desta terça-feira com a prisão temporária do prefeito Gean Loureiro, que está sem partido. A Câmara de Vereadores da Capital tem sessão às 16h e o assunto certamente vai dominar as falas dos parlamentares. Gean tem ampla maioria no Legislativo, mas enfrenta fortes opositores.

Continua depois da publicidade

A coluna conversou com alguns vereadores durante a manhã e a posição ainda é de cautela. Até mesmo quem atua na oposição tem preferido agir com calma, sem antecipar ações. Nas redes sociais o vereador Afrânio Boppré (PSOL) se manifestou publicamente com informações sobre a prisão do prefeito, mas não emitiu opinião.

A prisão temporária tem cinco dias para ser concluída. Mas, geralmente, a PF libera os presos antes do prazo após ouvir o depoimentos e checar os fatos. No caso da operação Alcatraz, por exemplo, dos quatro presos temporários, somente um não foi solto ao final dos cinco dias porque teve a prisão convertida para preventiva.

Além disso, no caso das temporárias, a PF não costuma levar os presos para o presídio da Agronômica. Eles ficam na própria carceragem da corporação, na superintendência da Beira-Mar Norte.

Continua depois da publicidade