A prefeitura anuncia na próxima semana a criação de uma supersecretaria para cuidar da mobilidade urbana de Florianópolis. Oficialmente, ninguém ainda não fala sobre o assunto, mas a coluna apurou que cinco órgãos hoje distribuídos em diferentes áreas vão fazer parte da nova pasta.
Continua depois da publicidade
Atualmente existe uma secretaria de Mobilidade Urbana, além de outra de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Sem falar na Guarda Municipal, ligada à secretaria de Segurança Pública.
A mobilidade é o grande problema de Florianópolis. Mesmo assim, nas trocas de secretários feitas pelo prefeito Gean Loureiro (MDB), em janeiro, não houve alteração na pasta da área. Agora, pelo visto, houve uma mudança de ideia. Os detalhes da nova secretaria devem ser anunciados durante a semana.
Foco nas cidades
O Seminário sobre Federalismo e o Papel dos Municípios, no próxima quinta-feira, em Florianópolis, será uma espécie de laboratório sobre o debate que está ganhando força no cenário nacional. É consenso que o atual modelo fracassou, com as prefeituras sobrecarregadas e sem condições para atender as crescentes demandas das comunidades. Tanto o TCE/SC e OAB/SC, organizadores, quanto a Federação dos Municípios (Fecam), apoiadora, pretendem levar as conclusões do encontro para os fóruns das respetivas entidades em Brasília.
800
Continua depois da publicidade
É o número de crianças que deixaram a rede privada de ensino para ocupar vagas nas escolas municipais de Florianópolis neste mês de março. Os dados são da secretaria de Educação da Capital.
Diretas
– Depois de ir à Câmara de Vereadores da Capital, agora o secretário de Infraestrutura do Estado, Carlos Hassler, vai à Alesc para falar sobre o mesmo assunto: pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. Será terça-feira, às 17h, na Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano.
– O tenente-coronel da PM catarinense Dionei Tonet foi indicado pela ministra Damares Alves para integrar a nova composição da Comissão da Anistia. Tonet é diretor da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF) da corporação.
– A Secretaria de Segurança da Capital vai passar a funcionar na passarela Nego Quirido, onde já está a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.
Continua depois da publicidade