O novo hospital público construído pela prefeitura de Florianópolis, em parceria com o governo do Estado, já tem data para ser entregue. Feito dentro da estrutura do antigo aeroporto da Capital, no bairro Carianos, no Sul da Ilha, o Multi-Hospital Floripa será aberto no próximo sábado (1º). O evento deve ter a presença do governador Jorginho Mello (PL), além do prefeito Topazio Neto (PSD). Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (27), além de anunciar a data de inauguração do hospital, Topazio também disse que a UPA Sul, no Rio Tavares, seguirá aberta.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Em 2023, quando a prefeitura decidiu fazer o Multi-Hospital, a intenção era levar toda a UPA Sul para dentro da unidade no antigo aeroporto. Além do pronto-atendimento, o hospital terá outros setores de saúde. No entanto, neste primeiro momento, a UPA Sul se manterá no Rio Tavares e a prefeitura vai avaliar a possibilidade de reformar o prédio, que apresenta problemas de estrutura.
A estrutura do Carianos vai ser o primeiro hospital municipal de Florianópolis, e terá parceria com o governo do Estado. A estimativa do município é de que sejam feitos mil atendimentos por dia e 500 cirurgias eletivas por mês. Vão ser procedimentos de baixa e média complexidade (como ortopédicas, de hérnia, vasectomia, entre outras), consultas especializadas e exames diagnósticos (endoscopia, colonoscopia, tomografia, por exemplo).
O complexo também vai contar com atendimento em saúde mental disponível 24 horas por dia inclusive com estrutura de internação; Centro Oftalmológico e Ótica Pública, além de uma Unidade de Pronto Atendimento. A Polícia Civil também terá no local
Continua depois da publicidade