A informação de que a TAP Linhas Aéreas pediu o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voos entre Florianópolis e Lisboa gerou uma polêmica de bastidor. Mesmo ainda sem a confirmação da companhia portuguesa, a prefeitura de Florianópolis divulgou, na tarde de segunda-feira (3), a ligação direta da Capital catarinense com a Europa e comemorou o fato. O texto continha uma manifestação da secretaria de Turismo, Esporte e Cultura confirmando a operação.

Continua depois da publicidade

O governo de Santa Catarina, que é quem está na linha de frente das conversas com os portugueses, entretanto, não gostou da divulgação, que pode atrapalhar as negociações em andamento. A informação chegou até o prefeito Topazio Neto (PSD), que ligou para o governador Jorginho Mello (PL) pedindo desculpas pelo ocorrido.

Na prática, é questão de tempo para a TAP fazer o anúncio oficial. Entretanto, por tratar-se de uma empresa pública, a companhia segue protocolos específicos e evita confirmações antes dos trâmites burocráticos. Além disso, há sigilo nas relações com os órgãos governamentais.

Portanto, a divulgação antecipada da prefeitura preocupou os envolvidos nas negociações e gerou a polêmica. Além disso, o pedido da TAP para a ANAC acabou por “vazar” as negociações, mas acabou sendo interpretado pela prefeitura como algo já definitivo.

Continua depois da publicidade