Prefeitos de diversas regiões de Santa Catarina se preparam para renunciar até 2 de abril, um sábado, por conta das Eleições 2022. A legislação eleitoral determina que os chefes do Executivo pré-candidatos a cargos neste ano devem se desincompatibilizar do cargo seis meses antes da disputa, marcada para 2 de outubro. Diante disso, os prefeitos catarinenses já agendam os atos de renúncia e lançamento das candidaturas. No entanto, um dia tem sido riscado das agendas: 1º de abril, sexta-feira.

Continua depois da publicidade

> Veja tudo sobre as Eleições 2022 em SC

Nenhum dos pré-candidatos quer marcar seu evento no Dia da Mentira. Por isso é que devemos ter um acúmulo nas datas anteriores, principalmente em 31 de março, quinta-feira. Os prefeitos de Florianópolis, Gean Loureiro (União Brasil), e de Jaraguá do Sul, Antdídio Lunelli (MDB), por exemplo, optaram por esta data. Em Porto Belo, o prefeito Émerson Stein (MDB), que vai concorrer a deputado estadual, optou por 25 de março.

Outro fator que está sendo levado em consideração é a preferência de nomes nacionais pelo dia 2 de abril, que é a data final. Marcado antes disso, os prefeitos catarinenses pensam que poderão ter a presença em SC de lideranças de outros Estados.

Leia também:

> “Não é possível que resposta à decepção com Bolsonaro seja votar no Lula”, diz Ciro Gomes

Continua depois da publicidade

> Marcos Vieira diz que PSDB-SC vai superar crise e fala em eleições sem favorito no Estado

> Combate à mentira ganha força para as Eleições 2022