O cenário da Covid-19 na Grande Florianópolis se agravou nos últimos dias. Os prefeitos da região, diante do quadro, se reuniram neste sábado e farão outro encontro nesta segunda-feira (15) para discutir possíveis medidas. Um dos pedidos feitos pelos chefes do Executivo é que as pessoas evitem circular entre os municípios da região por conta da proliferação da Covid-19. Não há mais leitos de UTI livres nas cidades.
Continua depois da publicidade
Variante britânica do coronavírus pode estar circulando em SC; casos são investigados
Em vídeo divulgada nas redes sociais, a Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) faz o pedido para que as pessoas colaborem diante do momento gravíssimo da região: “Não é o momento para visitas a familiares, amigos ou aglomerações”, afirma o pedido dos prefeitos.
Profissionais de saúde pedem lockdown em Florianópolis: “Oxigênio está a ponto de acabar”
Segundo a prefeita Cleci Veronezi, de Rancho Queimado, que presidente a associação, no final de semana passada a barreira sanitária montada no município contabilizou a entrada de 1,5 mil pessoas de outras cidades.
Continua depois da publicidade
Confira locais de vacinação da Covid-19 para idosos no fim de semana na Grande Florianópolis
A Grande Florianópolis é uma das regiões catarinenses que mais preocupa neste momento pelo avanço da doença, assim como Joinville. O secretário de Saúde do Estado, André Motta Ribeiro, participou do encontro com os prefeitos da região da Capital, neste sábado. O alerta foi dado aos prefeitos de que a situação complicou nos últimos dias.
Medidas restritivas em pauta
A reunião desta segunda-feira (15) vai discutir novas medidas contra o avanço do coronavírus na Grande Florianópolis. O encontro será às 10h. Não se descarta que alguns municípios adotem novas regras. Garopaba, por exemplo, já comunicou que pretende restringir algumas atividades a partir desta segunda-feira. O município reclamou da falta de ação por parte do governo do Estado.
Rancho Queimado: dados oficiais desmentem tratamento precoce e número de mortos por Covid
Não há consenso entre medidas restritivas entre os prefeitos da região. No entanto, o entendimento é de que por serem cidades muito ligadas umas às outras, as ações precisam ser conjuntas para que tenham efeito.