Será difícil encontrar um prefeito em exercício que ganhe tamanha estruture como João Cobalchini está recebendo em Florianópolis. O presidente da Câmara de Vereadores, que atualmente está no União Brasil, mas se filiará ao MDB, assumiu por 12 dias a cadeira de Topazio Neto enquanto o prefeito viaja para a Coreia do Sul. No entanto, diferentemente de quando um vereador assume como prefeito, desta vez Cobalchini tem agenda e toda a pompa e circunstância de um chefe do Executivo. E, tudo isso, foi pensado por quem está no entorno de Topazio.

Continua depois da publicidade

FOTOS: Bar badalado de Florianópolis vai fechar as portas

A ideia principal do agrado ao futuro emedebista é amarrar o MDB para a chapa de reeleição do atual prefeito na eleição de 2024. Com o movimento em direção a Cobalchini, tudo se encaminha para isto. Pessoas próximas a Topazio já contam como os emedebistas no projeto. Assim, além do PSD, partido do prefeito, e do União Brasil, carimbado por Gean Loureiro, agora há também a maior sigla do Estado ao lado das pretensões para a reeleição.

Cobalchini, que é filho do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), é peça-chave para o MDB na tentativa de reestruturação do partido. A sigla não elegeu um vereador sequer em 2020 na Capital. Prestes a assinar ficha, o presidente da Câmara já articula nomes e compõe pensando em fazer uma bancada do partido em 2024.

Nesta terça-feira (5), por exemplo, o vereador se reúne com os deputados estaduais do MDB e senadora Ivete da Silveira (MDB) nos encontros semanais que ocorrem na Alesc. A ideia dele é já discutir a disputa do ano que vem. Cobalchini deve ser candidato a vereador novamente em 2024.

Agenda intensa

Desde que assumiu como prefeito, Cobalchini tem participado de compromissos diários organizados pelo staff de Topazio. O próprio evento de posse, que ocorreu na semana passada, já foi um sinal forte aos emedebistas. O evento foi bastante prestigiado.

Continua depois da publicidade

Nesta terça, o prefeito em exercício fez uma coletiva de imprensa para divulgar 12 ações que cumprirá no cargo até a volta de Topazio. A agenda final deve ser em 12 de setembro, quando o vereador deixa o cargo. Neste dia, Cobalchini vai a Brasília para se reunir com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que é do MDB. A ideia é sair de lá com anúncios para a Capital.