O resultado das Eleições 2022 trouxe um fato inusitado para o cenário de 2024 em Santa Catarina. O Partido NOVO não conseguiu eleger cinco representantes no Congresso Nacional. Foram apenas três, fora da chamada “cláusula de barreira”, usada para definir os espaços dos partidos. Com isto, a sigla não está apta a ter seus candidatos convidados para os debates promovidos por emissoras nas próximas disputas até 2026. O principal atingido pelo resultado do NOVO já nas eleições de 2024 é Adriano Silva, prefeito de Joinville, que deve concorrer à reeleição. Os promotores de debates não serão obrigados a convidá-lo, mas podem fazê-lo por opção própria.
Continua depois da publicidade
Adriano Silva tem posição sobre segundo turno das eleições
A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que define as regras eleitorais é de 2019. Nela, está definido que “são considerados aptos” para a participação “os candidatos filiados a partido político com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, cinco parlamentares”. Neste cálculo, se incluem os deputados federais e senadores.
A maioria das emissoras se utiliza deste regramento para definir os participantes nos programas. No entanto, cabe aos organizadores a definição pelo convite de algum candidato que esteja fora da cláusula de barreira, como é o caso de Adriano Silva.
Assim, conforme a coluna apurou, o prefeito poderá ser convidado conforme cada debate sem que os demais candidatos que estejam na mesma situação dele possam contestar a decisão.
Continua depois da publicidade
Leia também:
> Pela sexta vez consecutiva, Joinville elege três deputados estaduais