Um prédio histórico no Centro de Florianópolis terá novo uso nos próximos meses. Desde o final de 2019 o espaço não recebe atividades por causa do fechamento da Escola Lauro Müller, que teve as operações encerradas pela secretaria de Estado de Educação. Agora, os planos do governo do Estado são de colocar na mesma estrutura da Rua Marechal Guilherme o Arquivo Público de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Santa Catarina por WhatsApp
Hoje o Arquivo funciona num prédio do bairro Saco dos Limões que não tem mais condições físicas de receber os materiais históricos. A secretaria de Administração, responsável pelo espaço, vai fazer a mudança em duas etapas. Primeiramente todas as publicações do Arquivo Público serão levadas para um galpão na região Continental da Capital catarinense.
Enquanto isso, o prédio que antes abrigava a Escola Lauro Müller será preparado para receber a nova sede. O local é tombado pelo patrimônio histórico, o que requer uma obra mais cuidadosa. No final de 2019, quando a secretaria de Educação decidiu desativas a unidade e distribuir os alunos para escolas próximas, esse foi um dos pontos levados em consideração.
O prédio pertence ao Estado, mas foi construído em 1912 em um terreno do município e desde 2005 não passa por uma obra. Os problemas na fiação elétrica, no sistema hidráulico, em janelas, portas e no telhado levaram o Ministério Público a recomendar uma reforma em janeiro de 2019.
Continua depois da publicidade
Prédio do Arquivo Público será vendido
Dentro do pacote de venda de imóveis enviado pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa, o Executivo pede a autorização para o leilão do prédio que hoje abriga o Arquivo Público no Saco dos Limões. O espaço é avaliado em R$ 15,2 milhões.
Leia também:
Diário Oficial de SC mostra por que Moisés tem feito os prefeitos sorrirem na foto
Beira-Mar Norte, em Florianópolis, terá academia gratuita com professores
Salário de R$ 5 mil para professor impulsiona procura por vaga de ACT em SC