Uma verdadeira estrutura de “guerra” foi montada nesta temporada de verão para se combater o principal “vilão” dos banhistas em Canasvieiras, a praia dos argentinos, em Florianópolis. Nos últimos anos, o esgoto tornou-se um dos principais temas da região. A estação elevatória que foi construída na região do Rio do Brás para transportar o esgoto até a estação de tratamento do bairro passou a ser o foco da atenção das autoridades. A água do rio desemboca diretamente no mar, um dos motivos principais da atenção. Com transbordamentos registrados, a estrutura ganhou um olhar especial da Casan, que nesta temporada montou um esquema especial para evitar que o esgoto volte a contaminar o rio e, consequentemente, o mar de uma das praias mais procuradas no verão.

Continua depois da publicidade

Câmeras de monitoramento fazem flagrantes curiosos em Florianópolis

Segundo a companhia, serão feitas manutenções preventivas na Estação Elevatória do Rio do Brás. O objetivo, conforme comunicado da empresa, é garantir que o esgoto da região siga para o tratamento na ETE Canasvieiras, sem obstrução ou contaminação de cursos d’água. Nesta terça-feira (26), o trabalho foi acompanhado de perto pelo presidente da Companhia, Edson Moritz, e pelo diretor de operação e expansão, Pedro Joel Horstmann.

A Casan também terá à disposição um caminhão limpa-fossa no bairro para desobstruir tubulações em casas e nos poços de visita (PVs) em situações emergenciais. O caminhão ficará estacionado nas próximas na Unidade de Recuperação Ambiental (URA) do Rio do Brás.

Também serão contratados 12 novos profissionais para reforçar a equipe de atenção às ocorrências emergenciais em Florianópolis. Um contêiner está instalado ao lado do Rio do Brás para informar a população sobre a necessidade de fazer a ligação correta na rede.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Florianópolis não terá reajuste para os passageiros no transporte coletivo em 2024