O teste de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA) feito nesta segunda-feira (9) e divulgado nesta terça-feira (10) coloca a água da praia da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, como própria para banho. O índice avaliado foi de 300, quando o limite de coliformes fecais é de 800. Nas últimas cinco avaliações, quatro foram positivas, o que coloca o ponto monitorado como balneável, segundo os padrões do IMA.
Continua depois da publicidade
Na Beira-Mar Norte, a coleta da água ocorre no bolsão da Casan, o único local onde é feita a análise na extensão da praia. O sistema de despoluição ao longo da Beira-Mar Norte foi instalado há seis meses.
Mesmo assim, desde lá, os resultados de balneabilidade vinham apresentado muita oscilação, o que é considerado normal pela Casan, responsável pelo sistema, por conta da recente implantação do sistema. Mas a companhia também entende que a grande missão é enfrentar as variações nos resultados.
Nas medições das últimas cinco semanas, a primeira delas teve resultado de 5 mil em coliformes fecais. Mas depois passou a cair semana a semana. Em 28 de agosto, por exemplo, o resultado foi de 97.
Continua depois da publicidade