O caos no trânsito da BR-101, em Santa Catarina, vai gerar um aumento no valor do pedágio para que se tenha uma solução. Como a coluna publicou na última sexta-feira, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) comunicou o senador Esperidião Amin (Progressistas) sobre os cálculos que serão feitos para que tenha um valor fechado das obras necessárias nas regiões de Itajaí e Joinville. Nos dois locais, as filas são constantes. No entanto, o valor será repassado para a tarifa do pedágio da concessão do trecho Norte da BR-101. E o principal motivo é o tempo atual de contrato da Arteris Litoral Sul com o governo federal para a administração da rodovia.
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Solução para caos na BR-101, em Itajaí e Balneário Camboriú, trará aumento de pedágio
A concessão foi assinada em fevereiro 2008, com 25 anos de duração. Assim, o contrato vai até 2033, o que mais dá nove anos e meio, um tempo considerado curto para a amortização do investimento. Como as obras de ampliação da rodovia naquele ponto não estão previstas na concessão inicial, uma mudança de rumos requer também planejamento financeiro, o que passa pelo aumento do pedágio.
Situação parecida ocorreu há dois anos, quando a ANTT autorizou um reequilíbrio no contrato para que a Arteris incluísse os túneis não previstos inicialmente no projeto do Contorno Viário da Grande Florianópolis. As mudanças geraram um aumento de pedágios nas praças de Santa Catarina e do Paraná que fazem parte da concessão do trecho Norte.
O mesmo vai ocorrer daqui para frente nas discussões das filas de Itajaí e Joinville. Sem nenhuma outra alternativa viável, as obras só devem sair se houver um acordo em torno do reajuste do pedágio.
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