O mês de maio de 2021, além de marcar os 95 anos da ponte Hercílio Luz no dia 13, deve ter avanços importantes relacionados à estrutura que liga Ilha e Continente, em Florianópolis. Nos próximos dias deve ser oficializada a conclusão da reforma iniciada em 2016 pela empresa Teixeira Duarte.

Continua depois da publicidade

Ponte Hercílio Luz comprova em um ano que é muito mais do que uma ligação entre Ilha e Continente

A empreiteira será chamada a fazer ajustes finais, e depois o Estado receberá o termo de posse, que simboliza o término da obra efetivamente. A partir disso, lembra o secretário de Infraestrutura, Leodegar Tiscoski, a manutenção será responsabilidade do Estado.

Além disso, a secretaria de Infraestrutura prevê o lançamento da licitação para a manutenção da ponte. O valor final do edital deve ser definido nesta sexta-feira (7). Os serviços de conservação são considerados fundamentais por especialistas em pontes.

Vídeo flagra confusão na Ponte Hercílio Luz após carro furar bloqueio e atingir motociclista em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Os técnicos da secretaria planejam que, diante das particularidades, a Hercílio Luz requer atendimento especial, com equipes e serviços exclusivos como retoques, pintura, substituição de parafusos, troca de defensas danificadas, colocação de novas tachas e delineadores de sinalização, colocação e substituição de itens das redes de segurança, substituição de componentes de iluminação, reparos em concretos e vedações, vigilância noturna, entre outros.

Cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz receberá bancos e pavimentação

A empresa vencedora da licitação terá que fazer inspeções mensais e relatórios periódicos sobre os serviços prestados. Serão três anos de contrato. O fiscal da reforma e diretor de projetos rodoviários da secretaria, José Abel da Silva, diz que o contrato vai prever duas guaritas de vigilância, uma em cada cabeceira da ponte.

Os espacços vão servir para “vigilância fora do expediente e nos feriados e finais de semana por 24 horas, tentando evitar assim depredações de uma minoria que ainda não aprendeu a respeitar uma obra adorada por todo o planeta”, segundo o engenheiro. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) também trabalha um projeto para ocupação com policiamento ostensivo nas três pontes, incluido a Colombo Salles e a Pedro Ivo Campos.

Leia mais:

Partes da antiga Ponte Hercílio Luz deixadas em terreno preocupam moradores

Continua depois da publicidade

Trânsito na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, terá horário ampliado; confira mudanças

Ponte Hercílio Luz: Estado quer parceria com a prefeitura para concessão das cabeceiras