Os policiais civis de Santa Catarina passarão a ser avaliados pelo atendimento prestado nas delegacias do Estado. A corporação lançou o Programa de Qualidade de Atendimento, com abrangência em todos os setores da Polícia Civil. O objetivo é avaliar a qualidade no primeiro atendimento prestado nas unidades policiais, assim como identificar pontos de melhoria em nesse primeiro contato presencial com o cidadão.
Continua depois da publicidade
Segundo a corporação, uma das primeiras determinações do governador Jorginho Mello ao delegado-geral da PCSC Ulisses Gabriel é “caprichar” no atendimento ao cidadão. Em suas falas públicas, o governador pede aos policiais para que atendam o cidadão de forma humanizada, pois a Delegacia de Polícia é um local onde o cidadão busca ajuda, e a esperança em solucionar o seu problema.
A PC-SC diz que não há dúvidas da qualidade da atividade investigativa da corporação, e os números recentes mostram isso. Entretanto, há o entendimento que uma boa parte do contato da população com a PCSC se limita ao primeiro atendimento, seja no registro do Boletim de Ocorrência ou, ainda, nos serviços administrativos de trânsito. Nesse sentido, um mau atendimento preliminar ficará marcado, mesmo que haja uma efetiva resolução da demanda criminal.
Nas delegacias serão colocados códigos de QR Code, incluindo Ciretrans/Citrans, sempre visíveis ao público. Nesse segundo semestre, esses indicadores de qualidade no atendimento serão objeto de análise para premiação das unidades policias que mais se destacarem, além de nortear as ações da PCSC para melhorar o atendimento ao cidadão.
Continua depois da publicidade