Num trabalho para conter o avanço da criminalidade, a Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) começou uma operação conjunta com as corporações do Rio Grande do Sul e Paraná para “fechar” as divisas do Estados. A ação, inclusive, é chamada de “Divisa Integrada”, e foi lançada na sexta-feira passada, dia 12 de maio. Neste caso, a PM-SC e a Brigada Militar, do RS, fizeram um ato de lançamento em Torres, cidade gaúchaque fica próxima da divisa entre os dois Estados.

Continua depois da publicidade

Muda o comando do combate à corrupção no governo de SC

A operação foi planejada pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul em conjunto com os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul para cooperação técnica e operacional entre as PMs, especialmente contra crimes interestaduais e transnacionais.

Em SC, diversas unidades e Batalhões estão envolvidos. As ações policias integradas vão acontecer em Torres e em municípios gaúchos e catarinenses próximos desse. No 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), na região Norte do Estado, a operação se concentra na região de em Garuva e conta com o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

O objetivo é fiscalizar o ingresso de pessoas e veículos no estado, bem como aumentar a presença policial no local. Segundo a PM-SC, foram intensificadas as rondas nas vias que dão acesso a Santa Catarina e estão sendo realizadas diversas barreiras policiais.

Continua depois da publicidade

Negado primeiro pedido de liberdade no STJ a prefeito preso na quarta fase da operação Mensageiro