A Polícia Civil de Santa Catarina fará um perfil dos feminicidas do Estado. Até esta a última quinta-feira, 28 de novembro, foram 53 mulheres assassinadas. A ideia do órgão é ouvir os homens apontados como responsáveis pelas mortes.

Continua depois da publicidade

Mas isso dependerá do consentimento deles. Caso não haja, o trabalho será feito da mesma forma, só que sem o depoimento dos autores. Nas 53 ocorrências os suspeitos foram identificados. Em até 25% dos casos os homens cometeram suicídio após o crime. Neste caso, a Polícia Civil fará uma autópsia psicológica dos envolvidos.

Durante a semana foram cumpridos mandados de prisão contra homens procurados por violência doméstica em Santa Catarina. A operação Marias prendeu 68 pessoas e ainda fiscalizou medidas restritivas de proteção a mulheres.

A última de 2019

Obra de Victor Meirelles
Obra de Victor Meirelles (Foto: Divulgação)

Com curadoria do médico, colecionador e pesquisador Ylmar Corrêa Neto, a exposição “Coleção Catarina – Coletar e Cuidar” é a última do calendário 2019 da Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. Ela será aberta no sábado, 30 de novembro, e vai até 27 de fevereiro do ano que vem. O trabalho começou a ser montado há 40 anos com obras de artistas como Eli Heil, Elke Hering, Júlia Amaral, Luiz Henrique Schwanke, Martinho de Haro, Paulo Gaiad, Pedro Weingartner, Rubens Oestroen, Rodrigo de Haro, Victor Meirelles de Lima (foto), Walter Wendhausen e Yiftah Peled.

Continua depois da publicidade