É esperado para esta segunda-feira um posicionamento oficial do governo Carlos Moisés da Silva sobre o pedido de demissão do delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Akira Sato. Por enquanto, o Executivo preferiu o silêncio e não comentou as informações de bastidores que dão conta de uma suposta interferência nos trabalhos da corporação que motivou a saída de Akira. Ao mesmo tempo, nenhum novo nome foi anunciado por Moisés para comandar a delegacia-geral.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Santa Catarina por WhatsApp
Na última sexta-feira (1º), quando Akira pediu demissão, o favorito para assumir a cadeira era Rafaelo Ross, delegado que atualmente trabalha na Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Joinville. O clima interno, entretanto, não é favorável a ele, principalmente por uma investigação do Ministério Público (MP-SC) por improbidade administrativa. Ross é réu na ação na Justiça, mas nega envolvimento com os fatos investigados. Ele já recorreu, inclusive, ao Tribunal de Justiça (TJ-SC) contra a apuração.
A demora para um anúncio oficial por parte do governo, contudo, é um sinal de que Moisés ainda não tem convicção da escolha. Fontes do Centro Administrativo dizem que o novo nome deve ser divulgado nesta segunda-feira (4).
Pressão interna
As últimas horas tiveram o aumento de uma pressão interna em torno dos nomes cogitados. Delegados do nível “especial”, que é o último degrau da carreira, trabalham para o escolhido seja um deles sob a justificativa da hierarquia interna e tempo de serviço prestado.
Continua depois da publicidade
O governo, porém, ainda não fala nada de forma oficial. A expectativa é que a confirmação do futuro da Polícia Civil seja divulgado através de uma nota formal nas próximas horas. Seja qual for o resultado da escolha para o comando da corporação, fica evidente que o novo delegado-geral assumirá sob muita pressão.
Leia também:
Áreas do Direto do Campo na Beira-Mar Norte podem ser vendidas por valor milionário
Crônica de domingo: O passaporte da ignorância
Governo de SC vai separar o “joio do trigo” nos incentivos fiscais
Polícia Civil de SC se afunda em crise com trocas no comando e mexidas em delegados