Com efetivo reduzido, a Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) já estabeleceu uma data para começar a formação de 500 soldados e 35 oficiais ainda em 2019. Mas a confirmação ainda depende do aval do governador Carlos Moisés da Silva.
Continua depois da publicidade
Para a corporação, o curso pode começar no dia 2 de dezembro. Até lá, segundo o coordenador dos concursos, coronel Luciano Pinho, as etapas estarão praticamente vencidas. Os concursados já foram informados dos resultados mais recentes. A corporação também publicou a lista do enxoval necessário para o começo das atividades.
Em agosto deste ano, dentro do pacote de anúncio de contratações para o IGP, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, o governo confirmou que chamaria também metade das vagas previstas para os processos seletivos de soldados e oficiais assim que eles fossem concluídos.
Agora resta apenas que Moisés confirme a previsão inicial para que a PM possa começar a formação no início de dezembro. O prazo para a conclusão do curso de soldados é de nove meses, enquanto entre os oficiais a capacitação é de dois anos, incluindo período de estágio.
A corporação pretende chamar mais policiais entre março e abril de 2020. Estão nos planos pelo menos 500 soldados e 35 oficiais, que completariam as turmas previstas inicialmente nos dois concursos. Atualmente a corporação tem 9.823 servidores, segundo dados de outubro disponíveis no Portal da Transparência.
Continua depois da publicidade