Já aprovada dentro da Polícia Militar (PM-SC), está em discussão dentro do governo do Estado a implantação de mais seis escolas militares em Santa Catarina. O modelo se diferencia daquele que está em pauta no Brasil, que é o cívico-militar. No caso dos colégios militares, a PM-SC faz a administração total das unidades, que são chamadas de Colégio Feliciano Nunes Pires, com cinco escolas em operação no Estado. Já na cívico-militar, a administração e a parte pedagógica são das secretarias municipais ou de Estado da Educação, enquanto que um militar atua na etapa da disciplina.

Continua depois da publicidade

SC vai na contramão do governo federal e quer manter escolas cívico-militares

As escolas militares mantidas pela PM em SC ficam em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Lages e Laguna. A localização das novas unidades não foi divulgada pela corporação. No entanto, o comando-geral admite que está discutindo o tema com o governo do Estado.

Na mesma linha, o governador Jorginho Mello já anunciou na semana passada que pretende manter em funcionamento o modelo cívico-militar. A posição veio após a decisão do governo federal de deixar de investir no projeto.

Segundo a PM, “no contraponto de termos escolas cívicos-militares sendo fechadas no País, mas que aqui em SC serão mantidas, abrir escolas militares reforça as questões de civismo e de segurança onde merece uma atenção especial do Estado”.

Continua depois da publicidade