Com a sinalização instalada nesta semana, a Polícia Militar (PM-SC) começou a fiscalizar por câmeras os veículos não autorizados que passam pela ponte Hercílio Luz. Segundo determinação da prefeitura, somente o transporte coletivo, veículos oficiais, vans escolares e, a partir da próxima segunda-feira (9), os táxis podem circular sobre a estrutura. Carros particulares ou outros tipos de veículos estão sujeitos a multa.

Continua depois da publicidade

Até a semana passada, a fiscalização era somente presencial através da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e da Guarda Municipal. Agora o 4º Batalhão da PM-SC também fará o trabalho através do monitoramento eletrônico. Há 16 câmeras instaladas em toda a estrutura, sendo quatro delas nas cabeceiras. Duas permitem a aproximação para melhor identificação do veículo. As imagens ficam na central da PM, onde os policiais monitoram e aplicam a multa em caso de descumprimento.

Segundo o comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel Dhiogo Cidral, a multa pode ser aplicada de duas formas: com o flagrante do vídeo ou após denúncia com a recuperação da imagem. Ou seja, se surgir uma denúncia, a PM consegue analisar o arquivo e aplicar a infração posteriormente.

O condutor que passar pela ponte sem autorização está sujeito a pagar R$ 130,16 de multa pela infração média, além dos quatro pontos na CNH. A fiscalização presencial nas cabeceiras da ponte continua.

Continua depois da publicidade