Dois trechos da obra de recuperação da BR-163, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, foram liberados pelo governo federal. Desde sexta-feira, está aberta a nova travessia urbana do município de São José do Cedro, que tem parte do território na divisa com a Argentina. Além disso, o Ministério da Infraestrutura também entregou a rotatória que liga São José do Cedro a Princesa.

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Ambas estruturas ficam no Km 104 da rodovia federal, que é o trecho de responsabilidade da União em Santa Catarina com as piores condições de tráfego. A conclusão da coluna leva em conta imagens recentes da estrada e levantamentos feitos nos últimos anos por entidades como a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Em 2018, a própria Fiesc divulgou um estudo sobre a condição da rodovia que comprovava o abandono e a deterioração do trecho. Recentemente, o Ministério da Infraestrutura deu novo ritmo ao contrato de recuperação da rodovia.

As entregas feitas na última sexta-feira são consideradas obras importantes por conta do corredor logístico que a região se tornou na ligação entre o Brasil e a Argentina. Tanto por questão de escoamento da produção da agroindústria como para o turismo regional, a BR-163 tem papel fundamental no Extremo-Oeste.

Segundo ministério, a obra na região foi iniciada em 2014, mas ficou paralisada por alguns anos até ser retomada em 2019 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

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Ao todo, a recuperação da 163 envolve 47,6 quilômetros entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, onde há a divisão rodoviária entre Santa Catarina e a Argentina. O acesso ao porto internacional da Receita Federal, que fica em Dionísio Cerqueira, também passa por obras.

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