A escolha do candidato a vice-prefeito de Gean Loureiro (DEM) para as Eleições 2020 começa a gerar a reações. A principal delas é a do atual vice, João Batista Nunes (PSDB), que trabalhava para continuar na chapa. No lugar dele, quem vai concorrer é Topázio Silveira Neto. O empresário foi indicado pelo Republicanos, um dos cinco partidos que fará parte da coligação.
Continua depois da publicidade
Eleições 2020 em Florianópolis: o que falta ser decidido a uma semana do fim das convenções
Em entrevista à coluna, no começo da tarde desta sexta-feira, João Batista classificou a decisão de Gean como “frustrante”. Além disso, citou por diversas vezes o termo “lealdade” ao se referir sobre a questão.
João Batista disse que foi leal ao prefeito na relação entre ambos durante os três anos e meio de gestão e que esperava a retribuição: “pensei que essa lealdade ia pesar, mas vi que não pesa”. Ele diz ter estendido a mão ao prefeito nos “momentos mais difíceis”. O atual vice-prefeito diz que foi comunicado da decisão por telefone na manhã desta sexta-feira.
Topázio Neto será o candidato a vice de Gean Loureiro nas Eleições 2020 em Florianópolis
Continua depois da publicidade
O que pesou para a escolha, conforme João Batista ouviu do prefeito, é a pesquisa de opinião feita pela coligação para avaliar os nomes ofertados pelos partidos. Segundo o vice-prefeito, na pesquisa quantiativa ele teria sido o mais citado, mas Topázio teria ficado com a preferência na quantitativa pelo fato de ser empresário e não um nome já da política.
No comunicado divulgado por Gean para anunciar a escolha por Topázio, ele fez menção a João Batista e o descreveu como “amigo e companheiro”. Além disso, afirmou que o tucano estará “junto nesse novo projeto”.
Futuro do PSDB na eleição
João Batista não quis expor a opinião pessoal sobre o que o PSDB deve fazer a partir de agora na eleição em Florianópolis: “Se eu falar agora, estará contaminado. Quando você chega em casa e dá a notícia para os teus filhos que não vais ser vice-prefeito nos faz carregar muitos sentimentos juntos. Estou pegando os cacos, juntando, escutando alguns amigos, rezando bastante”.
Reuniões devem ocorrer entre este sábado e o começo da próxima semana para a definição dos rumos do partido na Capital. A convenção do partido será na próxima quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Gui Pereira agradece
Outra nome que era cotado para ser vice de Gean se manifestou para os colegas de partido. Em áudio enviado aos membros do PSC, o vereador Gui Pereira agradeceu o apoio e “as bênçãos e orações”. Ele tinha o apoio de movimento religiosos que sustentam o partido.