A concessão da BR-101 Sul, em Santa Catarina, será assinada na próxima segunda-feira. A partir do ato que ocorre em Araranguá, a CCR vai assumir o trecho de 220 km da rodovia. O lote começa em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, e vai até São João do Sul, na divisa com o Rio Grande do Sul. A empresa terá um ano para fazer adequações na rodovia antes da instalação de quatro praças de pedágio. O custo deve partir de R$ 1,97, que foi o menor valor ofertado no leilão da rodovia, em fevereiro. A assinatura da concessão terá a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes Freitas. A agenda ainda prevê uma vistoria nas obras da BR-285, em Timbé do Sul.

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Tarcísio também foi o representante do governo federal no leilão da BR-101 Sul, que ocorreu em São Paulo. O programa de concessões tem sido uma das bandeiras do governo Bolsonaro. Em Santa Catarina, outras rodovias federais devem ser concessionadas nos próximos anos, incluindo a BR-470, que passa por fase de estudos.

A assinatura da concessão da BR-101 Sul teve três datas diferentes até a confirmação da agenda da próxima segunda. Serão 30 anos de contrato. Os pedágios devem entrar em funcionamento somente no próximo ano, conforme o andamento dos serviços previstos em contato com o governo federal.

Segundo o governo federal, estão previstas, entre outras obras, novas vias marginais (70,3 km), novas faixas adicionais (98,3 km), melhorias de acessos (31), adequações de faixas de aceleração/desaceleração (185), pontos de ônibus – com baias (25), canalizações de tráfego (51), eliminação de conflitos frontais (218), dispositivos em desnível (5 implantações e 4 adequações), implantação de passarelas (18 unidades) e implantação de rotatórias em nível (42 unidades).

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Pelo edital, todo o trecho será 100% monitorado por 171 câmeras nas pistas, 64 câmeras em passarelas e atuação integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Também haverá a instalação de dez painéis fixos de mensagem variáveis (PMV fixo), que informarão o usuário sobre as condições de trafegabilidade em tempo real, assim como três PMV móveis, distribuídos entres as bases operacionais, para sinalização temporária.

O projeto prevê seis bases operacionais, sendo quatro com atendimento ao usuário, sete viaturas de inspeção de tráfego, quatro ambulâncias, três caminhões-guinchos leves e dois guinchos pesados cuidarão da segurança dos usuários.

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