Com a autorização do governador Carlos Moisés da Silva para o concurso público destinado a 500 vagas de soldado e 50 de oficiais, a Polícia Militar (PM-SC) já deu os primeiros passos para a efetivação das vagas. Na semana passada, a corporação fez uma reunião interna e defindiu os trâmites burocráticos.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em até 60 dias a expectativa do comandante-geral, o coronel Marcelo Pontes, é que seja definida e contratada a empresa responsável pelas provas. Depois disso, o concurso será lançado efetivamente. As provas ocorrem ainda em 2022, mas a convocação dos nomeados vai ocorrer em 2023.

A previsão de Ponte é que isto ocorra em março do ano que vem. Até lá, previsam ser vencidas etapas importantes como os exames físco e psicológico, que fazem parte do concurso público da corporação.

Por uma portaria publicada pelo governo do Estado no ano passado, todos os processos seletivos agora são regrados. Ou seja, há um padrão específico a ser seguido. Uma das imposições, por exemplo, evita que a PM-SC antecipe etapas do concurso, como fez na seleção mais recenete.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Deputado estadual pelo PL em SC sinaliza apoio a adversário de Bolsonaro