Os 161.839 votos, que renderam um percentual de 58,49% e a reeleição em primeiro turno a Topazio Neto (PSD), foram construídos com diferentes movimentos importantes nos bastidores. Figuras com pouca visibilidade externa, mas muita atuação interna, também são consideradas fundamentais. A coluna apurou os detalhes sobre como o vice-prefeito eleito em 2020 conseguiu conquistar um mandato cheio de prefeito depois de dois anos e meio à frente da Capital do Estado (veja abaixo fotos).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O resultado de Topazio na noite deste domingo (6), aliás, começa justamente em abril de 2022, quando o então prefeito Gean Loureiro renunciou. Naquela época, uma das principais dificuldades do vice que virou prefeito era fazer com que a cidade soubesse quem ele era. Foi aí que destacou-se a figura de Bruno Oliveira, secretário de Comunicação da prefeitura. Coube a ele o trabalho de apresentar à população da Capital quem era Topazio.

E a estratégia, como se sabe, funcionou muito bem. Os vídeos viralizaram ao ponto de o prefeito ganhar o apelido de “TikToker”, emplacado pela oposição. Entretanto, os efeitos dos vídeos foram diretos. Topazio passou a ser reconhecido como prefeito e entrou na campanha eleitoral como o favorito, com somente dois anos de trabalho à frente de prefeitura. Isto, obviamente, alia-se a entregas feitas na cidade, como é o caso do hospital do Sul da Ilha, uma região onde o prefeito ainda era mais frágil politicamente.

Ao mesmo tempo, politicamente, outra figura de bastidor foi importante. Carlos Eduardo Souza, o Mamute, que é chefe da Casa Civil da prefeitura da Capital, liderou o processo de composição política de Topazio nos últimos dois anos. Isto passou também pela aliança com o PL para a disputa da reeleição. A construção de Mamute juntou partidos para a base de apoio ao projeto, além de garantir a eleição de 17 candidatos a vereador que são integrantes da coligação ou de aliados.

Continua depois da publicidade

Com esta composição, aliando política e redes sociais, Topazio atingiu um patamar forte durante a campanha que teve origem bem antes de a corrida eleitoral inicial. O resultado, portanto, revela um acerto no alinhamento entre as ações. O engajamento do PL, que indicou a vice, Maryanne Mattos, e elegeu cinco vereadores, também entra na conta do projeto. Durante a campanha, o governador Jorginho Mello (PL) dedicou atenção e recursos do partido a Topazio, sendo outra peça importante nos bastidores.

Mais do que um resultado em números, a campanha de reeleição na Capital mostra-se o impacto de um planejamento que deu certo. Tanto que evitou o crescimento de candidatos que poderiam representar perigo num segundo turno.

Veja abaixo fotos de bastidores de Topazio neste domingo: