A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou nesta semana um alerta aos catarinenses. Nele estão os 17 golpes mais comuns que são aplicados por criminosos. A maioria dos casos ocorre no ambiente virtual. Há uma preocupação na segurança pública catarinense com o aumento dos registros, principalmente por conta da pandemia do coronavírus. Por isso é que a Polícia Civil resolveu divulgar um arquivo com detalhes sobre os golpes e como agir no caso de ser abordado por bandidos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
O mais aplicado recentemente é o do perfil falso no WhatsApp. Os criminosos usam uma imagem da vítima, geralmente retirada do próprio aplicativo ou outras redes sociais. A partir disso, se passam pela vítima e pedem dinheiro a amigos e familiares. Os casos registrados se espalham em diferentes regiões de Santa Catarina.
Dentro do alerta divulgado pela Polícia Civil há também golpes como o do falso empréstio, da troca do cartão, do falso site de leilão, do parente que quebrou o carro e da falsa ligação do banco. Os policiais também incluíram no documento o famigerado golpe do bilhete premiado, que é aplicado presencialmente.
“Sextorsão” faz vítimas diárias em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
As polícias civis do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul ajudaram os agentes catarinenses na contrução do alerta. Para cada um dos golpes, há informações sobre a ação dos bandidos e como reagir.
Confira aqui o alerta dos golpes na íntegra e saiba como se proteger.
Leia também
> Marido viu acidente que matou esposa e filha recém-nascida em Blumenau: “Sofrimento demais”
> Santa Catarina avalia eventos-teste para Covid-19 a partir de julho
> Copa América no Brasil na pandemia rende críticas e memes: ‘Cloroquito’ e ‘Covidinho’
> Golpe do cartão clonado cresce em SC; saiba como não cair