A volta dos ônibus do transporte coletivo intermunicipal em Santa Catarina, que pode ocorrer a partir da próxima segunda-feira, 8 de junho, conforme a decisão das prefeituras, vai seguir regras estabelecidas pela secretaria de Infraestrutura. Uma portaria foi publicada pelo órgão como direcionamentos para os ônibus que circulam entre cidades por rodovias e em ambientes urbanos. Além disso, o fretamento intermunicipal também tem regulamentação com orientações sanitárias, assim como os terminais de transporte.

Continua depois da publicidade

A principal regra para a volta dos ônibus que fazem viagens entre as cidades catarinenses é a ocupação dos veículos: as empresas poderão vender bilhetes com apenas 50% da capacidade dos ônibus. Álcool gel precisa ser disponibilizado dentro dos coletivos, assim como os funcionários terão que orientar o passageiro, no mínimo, três vezes durante a viagem sobre os cuidados com a doença.

Há também orientações para os trabalhadores, que devem tomar cuidados de saúde. No caso dos pertencentes ao grupo de risco, o afastamento precisa ser priorizado sem prejuízo de salários, de acordo com a portaria.

Os órgãos municipais e estaduais de fiscalização serão os responsáveis pelo cumprimento das orientações.

Cuidados nas rodoviárias

Os terminais terão que retringir o acesso aos locais somente a pessoas que vão utilizar o transporte. Dentro dos espaços deve haver o distanciamento de 1,5 metro. Todos os colaboradores precisam passar por aferição de temperatura diariamente. Por fim, os terminais terá que ser desinfectado ao final de cada dia de operação.

Continua depois da publicidade