Indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin está sendo sabatinado no Senado Federal nesta quarta-feira (21). Entre os senadores que participam do encontro está Jorge Seif (PL-SC). Em sua manifestação, Seif falou sobre as condicionantes para que Zanin ocupe o cargo.
Continua depois da publicidade
O encontro entre Zanin e Seif para pavimentar indicação de Lula ao STF
Ele lembrou do que diz a Constituição Federal, que obriga a indicação partir do presidente da República. Um dos requisitos é o notável saber jurídico. No entendimento de Seif, Zanin tem esta condição:
– O Senhor tem notável saber jurídico? Ora, tem opiniões contrárias, mas eu entendo que o senhor advogou numa causa que um presidente da República estava inelegível, o presidente da República estava preso, o presidente da República tinha seus direitos políticos cassados e hoje é presidente da República. Então, na minha opinião, não sou jurista, não sou advogado, sou administrador de empresas, o senhor, com seu trabalho, com sua competência, ainda que haja divergências… O senhor tem, sim, notável saber jurídico, e o senhor conquistou essa vaga e essa confiança do presidente da República.
As referências feitas por Seif dizem respeito à ligação entre Zanin e Lula. O advogado defendeu Lula nos processos da operação Lava-Jato que o levaram à prisão.
Continua depois da publicidade