Não há como ficar sem reação ao ver centenas de moradores de Florianópolis sentados na escadaria da Catedral Metropolitana, na manhã desta segunda-feira (8). Com currículos nas mãos, eles procuravam por uma das vagas de trabalho disponíveis no Feirão do Emprego promovido pela prefeitura. Ao mesmo tempo que o evento traz esperança para quem espera por uma oportunidade, a imagem acima é o retrato do desemprego na Capital catarinense.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

O grande grupo sentado em frente à Catedral representa uma pequena parcela dos 13,7% de desempregados no Brasil. Ao mesmo tempo, eles exemplificam uma luta que é diária e causa dor para muitas famílias brasileiras. Mais do que um emprego, o que as pessoas procuram em Florianópolis no Feirão montado junto à Praça XV é uma vida melhor.

Como bem sabemos, o emprego traz renda e dignidade. Cada uma das 750 vagas disponíveis no evento da prefeitura é valiosa para os desempregados da Capital. Cada uma delas representará um futuro diferente para pessoas que estão atrás de uma nova realidade diante de uma economia abatida.

A esperança é que as pessoas que hoje estão sentadas na escadaria da Catedral possam em breve estar assentadas em um emprego fixo. As portas, felizmente, estão se abrindo, e as oportunidades aparecendo.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Iluminação do acesso ao aeroporto de Florianópolis é acionada; veja vídeo

Santa Catarina passa a ter mais policiais militares nas ruas

Crônica de domingo: Ela deixa um filho