O governo do Estado lançou o edital para contratar dois guinchos que vão atuar no trânsito de pontos sensíveis do trânsito em Florianópolis. A licitação prevê dois anos de contrato para a operação na SC-401 e junto às cabeceiras das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, que fazem a ligação entre Ilha e Continente. Pela descrição do edital, o modelo escolhido é o guincho lança, considerado pelos técnicos da secretaria de Estado da Infraestrutura o mais eficaz para a operação nas condições apresentadas no trânsito da Capital (veja fotos do modelo abaixo).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O veículo possui um braço mecânico que levanta parte do veículo, permitindo o reboque de maneira rápida e eficiente. Além disso, é adequado para operar em áreas com espaço limitado e sob condições de alto fluxo de tráfego, “proporcionando uma intervenção ágil e segura nas vias críticas de Florianópolis”, como descreve o relatório dos técnicos da secretaria. O modelo é o mesmo que já havia sido contratado pela prefeitura da Capital para ficar nas cabeceiras das pontes, em 2019.
Outra opções de guincho foram avaliadas, mas as considerações do veículo de lança é adequado tanto para veículos leves quanto pesados e possui a vantagem de poder operar em espaços mais restritos. Os técnicos também apontam que nas pontes de ligação e nos trechos congestionados da SC-401, o espaço para manobras é limitado. O guincho lança pode operar eficientemente nesses ambientes, garantindo a remoção rápida dos veículos e a restauração da fluidez do trânsito.
A secretaria entende que a rapidez com que o guincho lança pode ser mobilizado e operar é crucial para minimizar o impacto de acidentes ou avarias no trânsito, especialmente em horários de pico, reduzindo o tempo de intervenção e evitando congestionamentos prolongados.
Continua depois da publicidade
A escolha do guincho lança como solução para a remoção de veículos nas áreas críticas de trânsito de Florianópolis se justifica tanto por razões técnicas quanto econômicas, de acordo com o relatório: “Sua versatilidade, eficiência operacional e custo-benefício fazem dele a opção mais adequada para garantir a fluidez do trânsito e minimizar os impactos negativos na mobilidade da Grande Florianópolis”.
A empresa que oferecer o menor preço será a vencedora do edital. Os envelopes serão abertos em 24 de outubro. Segundo orçamento feito pela secretaria, o valor mensal para contratação de duas unidades de guincho lança com motorista é de R$ 119.967,52. Portanto, considerando um prazo de 24 meses, o valor global será de R$ 2.879.220,48 (dois milhões, oitocentos e setenta e nove mil, duzentos e vinte reais e quarenta e oito centavos). Este é o valor de referência, e quem oferece o peço menor a partir disso será o vitorioso na licitação.