A estrutura do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), coordenado pela Defesa Civil do Estado, em Florianópolis, se tornou a referência do governo catarinense para reuniões e coletivas sobre o novo coronavírus. O prédio que fica no bairro Capoeiras, na região Continental, é o bunker estadual neste momento de crise.

Continua depois da publicidade

> ​Em site especial, acesse todas as notícias sobre o coronavírus

O espaço foi inaugurado em maio de 2018. Seu maior teste de ações tinha sido a greve dos caminhoneiros. Naquela época, o governo também adotou o Centro como base. Ele tem salas e espaços que são usados frequentemente por outras secretarias para reuniões e eventos. O governo, inclusive, faz os encontros do colegiado da gestão Moisés dentro do Cigerd.

Autossuficiência

Com gerador próprio, o prédio é autossuficiente e foi construído justamente para ser usado em momentos como a atual pandemia do coronavírus. A estrutura do Cigerd conta, inclusive, com espaço para receber todo o backup de dados do governo do Estado.

Agora, diante do coronavírus, o local tem controle sanitário na entrada. Todos os servidores que circulam lá dentro precisam usar máscaras. As coletivas de imprensa do governador Carlos Moisés da Silva ocorrem lá. Nas mais recentes, ele também usava a proteção.

Continua depois da publicidade