Um novo museu abre as portas em Florianópolis a partir da próxima semana. Com obras concluídas em 2019, a Casa de Câmara e Cadeia, no Centro, terá as instalações liberadas para o acesso ao público após dois anos de ajustes internos. A reforma do prédio foi feita pela prefeitura, mas o Sesc assumiu a administração do espaço para a montagem do museu e a exploração de um café no local. A estrutura, que fica junto à Praça XV de Novembro, será chamada de Museu Florianópolis.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A instalação da estrutura começou em outubro de 2019, após a conclusão do restauro da antiga Casa de Câmara e Cadeia, além da entrega da documentação legal do imóvel. O Sesc afirma que por conta da pandemia da Covid-19 a inauguração foi adiada para este novembro de 2021.
A inauguração ocorre no dia 23 de novembro, terça-feira, em um evento fechado para convidados, autoridades e imprensa. Já em 24 de novembro, o público poderá fazer visitas ao espaço através de entradas mediadas com agendamento prévio no site do museu. Também neste dia será aberto o café que fica anexo ao prédio.
Segundo o Sesc, o Museu de Florianópolis foi idealizado para atuar como um grande portal de acesso ao município, onde é possível conhecer a cidade, de forma interativa, e compreendê-la em sua contemporaneidade. A prioridade, de acordo com a entidade, é o interesse público e ações de democratização do acesso e do conhecimento sobre a própria cidade, a história de seus povos e as diferentes expressões culturais.
Continua depois da publicidade
Valores
O acesso ao museu custa R$ 10 no valor inteiro de R$ 5 para meia-entrada. Os horários variam conforme o período do ano. O site oficial do Museu Florianópolis traz os detalhes.
Leia também:
Novo salário das polícias de SC é aprovado sob protesto e pressão da oposição
Fila de sete horas em Bombinhas é apenas o “esquenta” para o verão em Santa Catarina