Uma audiência pública, nesta terça-feira (30), vai debater o novo Ensino Médio em Santa Catarina. Atualmente, 265 mil estudantes são impactados pelo modelo que foi colocado em prática em 2022 no Estado. A audiência vai acontecer na Assembleia Legislativa (Alesc), promovida pela Comissão de Educação. A deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão, foi quem propôs o encontro. A discussão vai reunir gestores, entidades, além de professores e estudantes de todas as regiões do estado na elaboração de um documento oficial para o MEC.

Continua depois da publicidade

No mês passado, o MEC decidiu suspender a implementação gradual, que em todo o País só terminaria em 2024, até obter o resultado da consulta pública que abriu no dia 8 de março para avaliar e reestruturar a política nacional.

A audiência pública contará com a presença da senadora Teresa Leitão (PT-PE), que preside o grupo de trabalho criado no Senado Federal para discutir o tema, e terá transmissão ao vivo pela TV AL e pelo canal da Alesc no Youtube.

Esta será a terceira audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Alesc desde que o novo modelo foi anunciado pelo Governo Michel Temer. A proposta ampliou o tempo mínimo do estudante na escola de 800 para 1.000 horas anuais e flexibilizou parte da grade curricular à possibilidade de escolha dos estudantes, focadas em áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional, mas com ofertas condicionadas à capacidade das redes de ensino e das escolas.

Continua depois da publicidade