Com a formação de 531 soldados na última semana, a Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) já está de olho na necessidade de reforço para 2022. Os números de efetivo da corporação mostram que, caso não sejam contratados novos servidores rapidamente, o limite prudencial será atingido. O limite apontado como de alerta é de 10 mil policiais militares. Segundo o Portal da Transparência, há 10.051 PMs atualmente.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Um novo concurso público está nos planos da PM desde a metade de 2021, mas ele ainda depende de um aval do governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) e do GrupoGestor do Governo, composto pelos principais secretários de Estado. Até agora, o “ok” ainda não foi dado para que as provas sejam feitas.
O concurso pedido pela corporação prevê 500 vagas de soldados. Outro, destinado a oficiais, também está nos planos.
Novo comando
Nesta terça-feira (20), o comando-geral da PM-SC teve a oficialização da troca trazida em primeira mão pela coluna. Saiu o coronel Dionei Tonet e entrou o coronel Marcelo Pontes, que era o subcomandante-geral. O cargo de Pontes passa a ser ocupado por Evandro Fraga, até então chefe da diretoria de Inteligência da corporação.
Continua depois da publicidade
Caberá a Pontes, na nova função, levar o assunto do concurso público ao governador. Ele pretende incluir a questão nas primeiras conversar que fará com Moisés.
Leia também:
Controle interno ganhou status no governo Moisés, mas tem poder limitado
Crônica de domingo: O melhor dia das nossas vidas
Novo projeto de investimento do governo Moisés se baseia em pensadores econômicos