A quarta polícia de Santa Catarina está oficializada. Com a promulgação da Assembleia Legislativa (Alesc) da PEC enviada pelo governo Executivo para a alteração da nomenclatura do Instituto Geral de Perícias (IGP), a Constituição Estadual passa a incluir a Polícia Científica. O projeto passou pelo Legislativo na semana passada de forma unânime.
Continua depois da publicidade
A alteração segue uma recomendação do conselho nacional dos dirigentes dos órgãos de perícia ao governo catarinense no final de 2020 para que houvesse a padronização na nomenclatura. A direção da agora Polícia Científica em SC diz que a troca do nome nas estruturas como prédios e viaturas somente vai ocorrer conforme ocorram substituição de equipamentos ou construção e reforma de prédios.
As funções não terão troca na nomenclatura. Ao enviar a proposta para a Alesc, o extingo IGP afirmou que “não é novidade em Santa Catarina a adoção da expressão ‘Polícia Científica’ para denominar a entidade responsável pelas perícias oficiais de natureza criminal, sendo, inclusive, a denominação imediatamente anterior ao Instituto Geral de Perícias, a saber, Diretoria de Polícia Técnica e Científica (DPTC)”.
A oficialização da promulgação ocorreu no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (28). Com isso, a Polícia Científica se soma às polícias Civil, Militar e Penal em SC.
Leia também:
Florianópolis proíbe bares de cobrarem por cadeiras e mesas na praia; drones fiscalizam ocupação
Continua depois da publicidade
Gean faz ofensiva nas redes sociais contra judicialização de obras em Florianópolis
Complexo prisional para substituir o pior presídio de SC tem edital divulgado; veja os números