Vivemos realmente tempos diferentes. Tão esperado todos os anos, o frio com neve previsto para os próximos dias na Serra de Santa Catarina desta vez também traz preocupação. Por conta do coronavírus e a expectativa de chuva até o final, o Estado e os municípios vão se reunir para discutir ações de proteção aos turistas que pretendem subir para a região. O encontro vai ocorrer nesta terça-feira, às 16h, de forma virtual.

Continua depois da publicidade

> Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina

O presidente da Santur, Mané Ferrari, afirma que a intenção é debater uma ação conjunta. Ele cita, por exemplo, a barreira de fiscalização criada no acesso à Serra do Rio do Rastro para permitir somente 50% da ocupação. Uma das ideias é a de reforçar a proteção no local para evitar aglomeração. Além disso, há preocupação com a ocupação de 40% dos hotéis também estabelecida por conta do coronavírus. A procura por reserva aumentou nos próximos dias, de acordo com a Santur.

> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

O reforço na fiscalização deve ser debatido no encontro entre os prefeitos e o Estado. A ideia, explica Ferrari, não é evitar que os turistas subam a Serra, mas que o façam com cuidado: “o alerta tem que ser dado”. No encontro desta terça-feira, vão participar os prefeitos e secretários de turismo de Urubici, Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, as quatro cidades mais turísticas do frio catarinense.

Continua depois da publicidade

– Vamos discutir a estrutura de fiscalização. A ideia é fiscalizar, fazer com que a população entenda o momento e não se acarrete mais problemas – afirmou o presidente da Santur.

Chuva preocupa

Outra discussão que será feita é sobre a chuva prevista para os próximos dias no Estado. O governo do Estado olha com preocupação para um possível temporal na região, o que traria prejuízos para os moradores, além de dificultar acessos. A Defesa Civil também será chamada a participar da reunião de logo mais para contribuir com a discussão.

Vídeo mostra como o inverno e o frio movimentam a Serra de SC

Leia mais:

> Frio intenso e chance de neve: o que está previsto para o tempo em SC nesta semana

> Entenda a diferença entre neve, sincelo e chuva congelada