Uma das principais festas do Brasil, com evolução nítidas nos últimos anos em qualidade e serviços, a Oktobefest 2023, em Blumenau, precisa colocar o pé no freio. Diante da previsão de enchente de 12 metros na cidade do Vale do Itajaí até domingo, não há como a festa ser mantida durante o final de semana. A previsão do tempo pede prudência ao poder público e à organização do evento.

Continua depois da publicidade

Enchente em Blumenau pode atingir 12 metros no fim de semana, alerta Defesa Civil

Essa prudência é necessária para diferentes fatores, mas cito três: 1 – a preservação de vidas, tanto de quem trabalha no evento como quem mora na cidade ou vem de fora para a Oktober; 2 – a preservação da própria festa, que não precisa ficar em funcionamento quando a prioridade é outra; 3 – a mensagem que se passa para o Brasil neste momento.

Nesta quinta-feira, quando a previsão ainda permite, a festa está liberada. E assim deve ser. Entretanto, pelos dias seguintes não há como negar os fatos e as previsões de técnicos da própria prefeitura da cidade.

Espera-se nas próximas horas, que a prefeitura de Blumenau adote a cautela sempre percebida em decisões nos momentos delicados da cidade. O cancelamento dos primeiros dias de Oktoberfest é o caminho que se impõe.

Continua depois da publicidade

ATUALIZAÇÃO

Em comunicado oficial no final da tarde desta quinta-feira (5), a prefeitura de Blumenau anunciou oficialmente a suspensão da festa por cinco dias. Uma decisão acertada e condizente com a realidade. Além disso, a escolha por uma semana a mais ao final do prazo antes estabelecido também é correta.

Neste final de semana, Blumenau vai cuidar do seu maior patrimônio: as pessoas. Depois, quando tudo estiver normalizado, será o momento de fazer festa.

VEJA FOTOS DO ACOMPANHAMENTO DAS CHUVAS NA DEFESA CIVIL DE SC: