Afastada das sessões nos últimos dias por conta da Covid-19, a deputada estadual Ada de Luca (MDB) reagiu à formação da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa (Alesc). O posicionamento dela veio no Instagram, em uma publicação do perfil oficial do Parlamento catarinense que apresentava a composição eleita no dia 1° de fevereiro. A mesa é formada apenas por homens.

Continua depois da publicidade

Presidente da Alesc, Mauro de Nadal encara o desafio do protagonismo

No comentário, Ada disparou: “Mesa muito machista. Uma pena!”. Por conta da Covid-19, a emedebista não votou na eleição da direção da Casa, que é comandada pelo deputado estadual Mauro de Nadal (MDB).

Alesc revoga prisão de Júlio Garcia, mas apoio em plenário diminui

A coluna procurou a deputada nesta sexta-feira (5). Ela reconhece a legitimidade da Mesa, mas disse que lamenta a ausência de mulheres na atual composição. Ada reforçou: “É uma pena, soou machista perante a população”. A deputada afirma que apresentará um projeto que estabeleça uma cota para a presença de mulheres na Mesa. “É chato ter que estabelecer cota, já que a mulher tem capacidade de ocupar esses espaços pela sua competência. Eu mesma já fiz parte da Mesa Diretora. Mas, infelizmente, ainda são necessárias algumas medidas neste sentido”, argumentou a parlamentar em declaração.

Continua depois da publicidade

Postagem da Alesc e comentário da deputada Ada de Luca
Postagem da Alesc e comentário da deputada Ada de Luca (Foto: Reprodução/Instagram)

Presidente da Alesc se posiciona

O presidente da Alesc se posicionou sobre o comentário de Ada de Luca. Mauro de Nadal diz que o parlamento é regrado pela democracia e unidade do pares. Segundo ele, os últimos anos foram focados em muito diálogo entre os deputados, para tomada de decisão nas mais variadas situações, o que não foi diferente para composição da atual Mesa Diretora da Alesc. “Ouvimos os colegas, e cada nome que hoje faz parte da mesa foi indicado pelo seu respectivo partido, não sendo uma escolha do Presidente”.

Depois da presidência, Alesc define comissões e blocos partidários

Nadal afirma que “sabedor da importância da participação das mulheres no parlamento, asseguro que as deputadas terão voz e vez na Assembleia Legislativa, recebendo deste Presidente totais condições para que possam exercem um trabalho de excelência”.